Operadoras de telefonia móvel podem ser proibidas de cobrar mais caro por ligações para outras operadoras



Se você é daqueles que antes de fazer uma ligação pergunta qual é a operadora ou anda com mais de um chip de celular, uma boa notícia. A Anatel estuda proibir as operadoras de telefonia móvel de cobrar preço diferente nas ligações dentro e fora de suas redes.
Uma prática comum no setor, já que todas as empresas no país utilizam uma estratégia de fidelização, oferecendo preços reduzidos nas ligações entre celulares da operadora.
Resultado: o cliente fica amarrado à rede de amigos e parentes da mesma operadora, para evitar de pagar uma conta mais cara. Além disso, segundo a agência reguladora de telefonia, a prática também lesa a concorrência e desestimula investimentos.
Para proibir a cobrança diferenciada, a Anatel quer primeiro acabar com a taxa de interconexão, cobrada em toda ligação para celular. Quem paga essa taxa é o cliente que liga, em favor da operadora que recebe a ligação.
Sem essa cobrança, que hoje varia de 34 a 40 centavos por minuto, todas as ligações teriam o mesmo custo e, portanto, não haveria justificativa para os preços mais caros.
Fonte: Blog do Bruno Morais

0 Comentários