Escola Municipal do campo em Trindade trabalha leitura com alunos ao ar livre


A Escola Municipal Belarmino José da Silva no povoado do Juá em Trindade, vem aproveitando os dias nublados para trabalhar leituras com os alunos no pátio da Unidade Educacional em horários antes destinados exclusivamente ao recreio.

Que a hora do recreio é hora do lanche, lazer e descanso, todos já sabem. O grande desafio é fazer deste período um momento lúdico, proporcionar a interação e a integração entre os alunos, construindo assim, as relações sócias-afetivas.

O período do recreio é o momento em que quase todos os alunos se reúnem. Geralmente as brincadeiras de correr, pular e lutar são as preferidas pelos alunos, principalmente pelos meninos, o que ocasionam acidentes e pequenas confusões.

No intuito de amenizar esses pequenos incidentes e proporcionar um ambiente mais saudável, a equipe da Escola Belarminio está trabalhando leituras em dias nublados em horários destinados antes aos recreios com o Projeto Recreio Literário, que busca oferecer brincadeiras envolvendo a leitura, as quais, são mais adequadas ao espaço e ao momento.

“Crianças que são estimuladas à leitura ampliam sua capacidade de desenvolver o senso crítico para compreender o contexto no qual estarão inseridos ao longo de sua vida. Dessa maneira, atividades pedagógicas que ressaltam a importância da leitura na escola, desde a mais tenra idade até a conclusão do ensino médio, influenciam direta e positivamente na construção de adultos proativos e engajados com a sociedade. Além disso, a leitura também é um exercício para o cérebro e colabora para que os alunos expandam a habilidade de comunicação, pensamento, imaginação e criação, uma vez que a leitura é capaz de proporcionar ao leitor um maior repertório sobre diversos assuntos.” Disse a Coordenadora.




Escola Municipal Belerminio José da Silva
End: Povoado do Juá
Gestora: Mayane Alencar
Adjunta: Vilanir Alves

0 Comentários